Como Cadastrar as Comissões à Receber e à Pagar usando o Assistente

O cálculo e o gerenciamento das comissões à receber e à pagar é sem dúvida o maior desafio do correspondente bancário no que diz respeito à gestão financeira.

Se você não tiver um bom controle sobre as comissões poderá perder muito dinheiro, seja não recebendo as comissões que foram acordadas seja pagando comissões de forma errada para seus agenciadores.

Quando o software Credinfo GSF foi desenvolvido o foco central de tudo foi facilitar o gerenciamento das comissões para o correspondente bancário.

Você pode até utilizar o sistema apenas para cadastrar seus clientes e lançar as propostas sem efetuar o gerenciamento das comissões, mas se optar por gerenciar o cálculo, recebimento e pagamento das comissões verá como o sistema poderá ajudar nesta tarefa.

Existem duas formas de fazer este cadastro das comissões. Você pode utilizar o Assistente de Comissão à Receber e à Pagar ou fazer os cadastros de forma separada em cada uma das telas.

Vamos começar mostrando como fazer o cadastro utilizando o assistente. Antes de iniciar tenha em mãos os roteiros do convênio que você deseja cadastrar, bem como as tabelas de comissão destes convênios.

Para abrir o Assistente de Comissões vá no menu em CADASTROS – COMISSÕES À RECEBER E À PAGAR – ASSISTENTE PARA CADASTRO DE COMISSÕES À RECEBER E À PAGAR

comissoes_a_receber_a_pagar1

Na primeira tela você terá que informar o Empregador. Na grade da direita existem os Empregadores que já estão cadastrados no sistema.

comissoes_a_receber_a_pagar2

Caso o  convênio que você irá cadastrar as comissões seja de um dos empregadores que constam na grade de Empregador, então clique em SIM na pergunta acima da grade e dê 1 clique no empregador para ficar selecionado, como no exemplo da imagem onde está selecionado o Empregador Padrão. Feito isso clique em AVANÇAR.

Caso o empregador do convênio que você está cadastrando as comissões não conste na grade, então clique em NÃO na pergunta acima da grade e preencha os campos do Empregador e clique em AVANÇAR.

No exemplo  vamos cadastrar o empregador Ministério do Exército.

comissoes_a_receber_a_pagar3

Enquanto está cadastrando os dados no Assistente as informações não serão gravadas até você chegar no final do Assistente e clicar em Gravar. Enquanto não gravar, poderá retroceder e avançar nas telas da forma como você quiser. Se fechar a tela antes de clicar em Gravar, nenhum dado será gravado no sistema.

Na próxima tela você terá que informar o convênio das comissões que está cadastrando.

Caso o convênio esteja aparecendo na grade da direita, então responda SIM à pergunta, clique no Convênio e clique em AVANÇAR.

comissoes_a_receber_a_pagar4

Caso o convênio não esteja aparecendo na grade dos convênios então você precisa cadastrar ele. Para fazer isso clique em NÃO na pergunta acima da grade e preencha os dados principais do convênio. Depois clique em AVANÇAR.

comissoes_a_receber_a_pagar5

No exemplo acima estamos cadastrando as comissões do convênio do Exército, contrato novo e o parceiro é o BMG. Note a forma como colocamos a descrição do convênio. Isso serve para facilitar a busca do mesmo na seleção do convênio em relatórios ou lançamento das propostas.

Após finalizar o cadastro aqui no Assistente você poderá entrar no Cadastro de Convênios  e complementar as informações caso julgue necessário.

O próximo passo é cadastrar as faixas de comissão à receber. O sistema permite que as comissões sejam inseridas por faixas, da mesma forma que elas são mostradas nas tabelas de comissões dos bancos. Porém é importante você prestar atenção no fato que, se incluir mais de uma faixa de comissão para a mesma condição de idade e número de parcelas, na hora do sistema calcular as comissões ele vai calcular duas vezes a comissão para uma proposta. Então tenha certeza que após inserir uma faixa de comissão você não inclua outra com as mesmas características. Por exemplo se você cadastrar uma faixa de comissão para a tabela Tabela_Exemplo onde informa que propostas de 36 a 48 parcelas e clientes até 79 anos você irá receber 12% e logo após cadastrar outra faixa para a mesma tabela informando que propostas de 36 a 36X de clientes de qualquer idade receberá uma comissão de 10%, na hora de calcular as comissões de uma proposta de 36x de um cliente de 60 anos, o sistema irá considerar as duas faixa porque a proposta se encaixa nos parâmetros das duas.

Para cadastrar uma faixa de comissão informe os campos abaixo:

comissoes_a_receber_a_pagar6

Campo NOME DA TABELA: Geralmente os bancos enviam a tabela via planilha Excel ou PDF e estas possuem um nome, como por exemplo, TABELA_NORMAL, TABELA_FLEX, etc. Mas você pode inserir o nome que quiser para identificar a tabela. O importante é que seja um nome  que facilite a identificação da tabela de comissão.

Na tela de lançamento de produção são mostradas apenas as tabelas que pertecem ao convênio que você selecionar para a proposta, facilitando assim a localização da tabela.

É muito que você informe o mesmo NOME DA TABELA para todas as faixas da tabela. Digamos que em uma faixa de comissão você cadastre o nome da tabela como TABELA_NORMAL1 e em outra faixa por engano digite o nome da tabela errado da seguinte forma TABELA_NOMRAL1. Se isso ocorrer o sistema irá considerar duas tabelas de comissão.

Você pode cadastrar mais de uma tabela de comissão para o mesmo convênio, exemplo TABELA_NORMAL e TABELA_FLEX e estas duas tabelas podem ter as mesmas configurações de faixas de comissão sem que isso cause duplicidade no cálculo de comissão. Isso porque na hora de lançar uma proposta você precisa selecionar qual a tabela de comissão estará usando evitando assim a duplicidade no cálculo.

comissoes_a_receber_a_pagar7

Campo VIGÊNCIA DA TABELA: Uma tabela de comissão possui uma vigência. Ela é válida a partir de uma data determinada até uma data de término da vigência. Geralmente quando o banco entrega a “nova tabela de comissão” ela passa a ser a tabela vigente sem data pré-determinada para encerrar. Porém no sistema você precisa informar uma data final, mesmo que seja a tabela vigente, e para isso o sistema já sugere uma data bem no futuro no momento que você digita a data inicial da vigência. Quando você digitar a data inicial o sistema irá sugerir o término da vigência em 31/12/2050, mas você pode alterar esta data caso saiba a  data de término da vigência.

A vigência é muito importante para definir como o sistema irá calcular as comissões. Digamos que você digitou várias propostas hoje e recebeu uma nova tabela que entrará em vigor a partir de amanhã. Então você irá cadastrar esta nova tabela com a data inicial de amanhã, só que as propostas lançadas com data de hoje ainda estão utilizando a tabela atual que terá a sua data de término hoje. Na hora de calcular as comissões o sistema irá usar a tabela de hoje para calcular as comissões das propostas feitas até hoje e para as propostas feitas a partir de amanhã ele usará a tabela nova que você cadastrou com data inicial para amanhã.

Quando ocorre a troca das tabelas, como no exemplo citado acima, o sistema automaticamente altera a data final da tabela atual para D-1 da data inicial da nova tabela. Você não precisa se preocupar com isso, pois é um processo automático que é feito quando você insere uma nova tabela para o mesmo convênio.

comissoes_a_receber_a_pagar8

Campos de Números de Parcelas: Nestes campos você informa que a comissão a receber que está cadastrando somente será considerada para as propostas que forem lançadas com o número de parcelas que esteja dentro do range de Nº de Parcelas Inicial e Final. Digamos que o banco pague 12% para as propostas com parcelas de 36x a 48x e 14% para propostas com parcelas de 49X. Neste caso você terá duas faixas de comissão, uma onde o nº de parcelas inicial é 36 e final é 48 e a comissão é 12% e outra faixa de comissão onde o nº de parcelas inicial e final é 49x e a comissão é 14%. Na hora que o sistema for calcular a comissão ele irá verificar o número de parcelas que você digitou no lançamento da proposta, então irá procurar uma faixa de comissão onde este nº de parcelas se encaixe e encontrando esta faixa de comissão, irá considerá-la para o cálculo.

Caso o sistema não encontre nenhuma faixa de comissão à receber onde o número de parcelas da propostas se enquadre no range de parcela inicial e final das faixas de comissão à receber, a comissão calculada será R$ 0,00. A mesma regra se aplica a qualquer outro parâmetro da faixa de comissão, como por exemplo data de vigência, idade, etc…

comissoes_a_receber_a_pagar9

Campo de Idade Mínima e Máxima: Se a faixa de comissão que está cadastrando não tem limite de idade, então selecione a opção CLIENTES DE QUALQUER IDADE. Agora se o banco exige que, para você receber esta faixa de comissão, o cliente tenha uma idade que esteja dentro de um limite de idade mínima e máxima, então selecione a opção APENAS PARA IDADE ENTRE.

Um dos motivos que as comissão não são calculadas corretamente é o fato de uma faixa de comissão ter sido cadastrada com limite de idade até 70 anos, por exemplo, e a proposta ser de um cliente com 71 anos. Na hora de calcular a comissão ficará zerada, pois apesar do sistema ter encontrado uma faixa de comissão onde o número de parcelas e a vigência se encaixam nos dados da proposta, a idade do cliente não se encaixa.

comissoes_a_receber_a_pagar10

Campo % DE COMISSÃO A RECEBER: É neste campo que você informa o percentual de comissão que o banco irá pagar. Este percentual será aplicada sobre o valor da proposta conforme a configuração do  Base de Cálculo que você fez no Cadastro de Convênios, ou neste caso que estamos usando o Assistente de Comissões à Receber e à Pagar, é a Base de Cálculo que você informou para o Convênio que você acabou de cadastrar na tela anterior.

Até aqui você informou os dados de uma faixa de comissão mas ainda não associou esta nova faixa ao convênio que está cadastrando no Assistente. Para associar esta Faixa de Comissão clique no botão INCLUIR.

comissoes_a_receber_a_pagar11

Após clicar em INCLUIR a faixa de comissão irá aparecer na grade das faixas digitadas. Enquanto as faixas estiverem nesta grade elas ainda não foram gravadas no banco de dados, então você poderá alterar elas o quanto quiser, podendo até mesmo fechar a tela sem que nada seja gravado no banco de dados.

Você pode incluir quantas faixas de comissão forem necessárias para a tabela, só tenha o cuidado para não sobrepor as configurações das faixas e evitar que o sistema calcule mais de uma faixa por proposta.

Caso deseje alterar alguma informação da faixa de comissão que acabou de incluir, dê um clique na faixa que está na grade e clique no botão EXCLUIR. Responda SIM à pergunta que irá aparecer e então todos os dados da faixa de comissão irão aparecer nos campos da tela para que você possa alterar eles e incluir  novamente na grade.

comissoes_a_receber_a_pagar12

Supondo que a faixa que foi inserida com comissão de 12% precise ser alterada a comissão para 15%. Note que ao excluir a comissão apareceu no campo de % de Comissão à Receber e a faixa saiu da grade.

comissoes_a_receber_a_pagar13

Agora vamos alterar para 15% e incluir a faixa novamente na grade.

comissoes_a_receber_a_pagar14

Após clicar em INCLUIR a faixa de comissão foi inserida na grade novamente.

comissoes_a_receber_a_pagar15

Considerando que você não queira mais cadastrar nenhuma outra faixa de comissão, clique em AVANÇAR.

Você não é obrigado a cadastrar todas as faixas  de comissão de uma tabela ou de várias tabelas de uma vez só no Assistente. Caso tenha deixado de cadastrar alguma faixa de comissão você poderá abrir o Assistente de Comissões à Receber e à Pagar novamente e inserir as faixas que faltaram..

Na próxima tela você irá cadastrar as Comissões à Pagar. Se você não trabalhe com Agenciadores, também chamados de corretores, promotores  ou  pastinhas, então selecione NÃO na pergunta. Caso contrário selecione SIM.

comissoes_a_receber_a_pagar16

Ao clicar em SIM e em AVANÇAR você irá para a tela onde informa as comissões á pagar.

comissoes_a_receber_a_pagar17

O Credinfo GSF trabalha com o conceito de Grupos de Comissão nas comissões à pagar. Este conceito permite que você agrupe seus agenciadores em grupos diferentes. Digamos que você tenha aqueles agenciadores que são ótimos vendedores, que entregam muita produção e resultado para a sua empresa. Para estes agenciadores você poderá pagar uma comissão melhor, já para os demais pagará uma comissão menor para o mesmo convênio.

Note que no exemplo acima criamos dois Grupos de Comissão, um chamado “Agenciadores Diamante” que são aqueles agenciadores que irão ganhar um comissão maior, e um chamado “Agenciadores Ouro” que irão receber uma comissão menor.

Para informar a comissão à pagar dos agenciadores que estão no grupo “Diamante”, clique na grade superior no nome do grupo, no caso “Agenciadores Diamantes” e após isso clique na faixa de comissão que deseja informar a comissão à pagar na grade inferior. Como no exemplo só cadastramos uma faixa de comissão, então é somente esta que aparece na grade inferior. Clique na faixa e digite o % de comissão à pagar para os agenciadores do grupo “Agenciadores Diamante” e pressione ENTER.

comissoes_a_receber_a_pagar18

Agora clique no grupo “Agenciadores Ouro” na grade superior e então clique na faixa de comissão para setar a comissão à pagar deste grupo na grade inferior e digite a comissão.

comissoes_a_receber_a_pagar19

Note que para o grupo “Agenciadores Diamante” informamos que o agenciador deste grupo irá receber 10% para a faixa de comissão do Exército de 36x a 48x e 7% para o mesmo convênio e número de parcelas.

É no cadastro de Agenciadores que você irá informar que o agenciador X pertence ao grupo “Agenciadores Diamante” ou “Agenciadores Ouro”.

O conceito de Grupos de Comissão facilita muito a configuração das comissões à pagar, porém se isso não for suficiente você poderá ainda setar comissões personalizadas para cada agenciadores. Para fazer isso você terá que entrar no Cadastro de Agenciadores e configurar a comissão personalizada dele. Na hora de calcular as comissões o sistema verifica primeiro se o agenciador possui comissões personalizadas e se existir, estas terão prioridade sobre as comissões do Grupo de Comissão a qual pertence o agenciador.

Feito o cadastro das comissões à pagar, clique em AVANÇAR.

comissoes_a_receber_a_pagar20

Até aqui você lançou criou um Empregador ( Ministério do Exército ), criou um convênio ( Exército – BMG – Novo ) e lançou as comissões à receber e à pagar, mas ainda não salvou isso no banco de dados. A tela acima dá condições de você conferir tudo que foi feito até o momento e voltar nas telas para corrigir qualquer dado antes de salvar.

Caso tenha certeza que os dados estão corretos, clique em SALVAR. É neste momento que os dados serão gravados no banco de dados do sistema.

comissoes_a_receber_a_pagar21

Observações

  • Tudo que foi feito no Assistente pode ser feito de forma separada acessando os cadastros de Empregadores, Convênios e Grupo de Comissões.
  • O sistema utiliza estes dados quando for calcular as comissões da proposta e isso ocorre depois da proposta ser lançada e ter seu status alterado para Liberada pelo Banco.
  • Caso o cálculo das comissões não encontre nenhuma faixa de comissão onde os dados da proposta atendam aos requisitos, a comissão será calculada como zero.
  • Após lançar uma proposta é possível mudar a Tabela de Comissão dela e recalcular a comissão. Isso é feito na tela de MANUTENÇÃO DOS DADOS DAS PROPOSTAS.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.