Cadastro de Agenciadores

O Agenciador é o profissional, ou outra empresa, que vende para sua empresa. Dependendo da região do país este profissional tem outros nomes, como por exemplo, “Pastinha”, “Corretor de Empréstimos”, “Promotor” entre outros nomes. Adotamos o termo “Agenciador” por ser o mais utilizado entre os correspondentes que utilizam o Credinfo GSF.

O sistema exige que tenha ao menos um agenciador cadastrado, então se você não trabalha com agenciadores cadastre um agenciador com o nome da sua empresa. Isso é necessário porque o lançamento de uma proposta exige que seja informado um agenciador, mesmo que você não vá pagar comissão ou que este agenciador seja a sua própria empresa.

Para acessar o cadastro de Agenciadores clique no menu em CADASTROS – AGENCIADORES

cadastro_agenciador_0

Você também pode utilizar o atalho na Barra de Tarefas. Veja na imagem abaixo:

cadastro_agenciador_0b

Ao acessar a tela de Cadastro de Agenciadores, clique no botão para incluir um Agenciador e comece a digitar os dados nos campos.

cadastro_agenciador_1

Assim como o Cadastro de Convênios e o cadastro das comissões à receber e à pagar, o Cadastro de Agenciadores é muito importante caso você trabalhe com agenciadores e precisa pagar as comissões deles.

É neste cadastro que você informará a qual Grupo de Comissão ele pertence, se possui comissões diferenciadas, se emite nota fiscal ou recibo, entre outras informações que afetarão não só o cálculo das comissões mas também a emissão dos recibos.

cadastro_agenciador_2

Campo Pessoa Física ou Jurídica: Se o profissional que vende para sua empresa não possui empresa registrada ou a parceria que você fez com ele não exige que seja uma relação de empresa para empresa, então selecione a opção “Pessoa Física”. Caso seja uma empresa, como por exemplo outro correspondente bancário que seja seu parceiro, então selecione “Pessoa Jurídica”. Esta opção irá influenciar em alguns textos impressos nos relatórios e no Recibo de Comissão.
cadastro_agenciador_3Campo Classificação – Tipo de Vendedor: Este campo serve para definir se o cadastro que você está fazendo refere-se a um Agenciador, Promotor Externo, Promotor Interno ou Funcionário. A classificação é utilizada na hora do lançamento das propostas, caso você divida a comissão entre um agenciador e um funcionário por exemplo. Alguns correspondentes bancários pagam comissão para o Agenciador que trouxe a proposta, ou seja, para o profissional que fez a venda ou a maior parte do trabalho da venda, mas também pagam a comissão para o promotor externo que indicou este agenciador, ou até mesmo para o funcionário que recebeu a proposta no balcão.

Na hora de lançar a proposta é possível informar toda esta escala de profissionais que irá influenciar no comissionamento.

cadastro_agenciador_4

A tela acima mostra o local onde você pode selecionar mais de um profissional para receber a comissão. O único campo exigido neste contexto é do Agenciador. Os demais ( Promotor Externo, Interno e Funcionário )  são opcionais.

Veja mais detalhes no artigo “Como lançar as propostas de empréstimos”

cadastro_agenciador_5

No cadastro de Grupo de Comissão é onde você configura as comissões à pagar do Agenciador, do Promotor Externo e Interno e do Funcionário. Mas é importante salientar que somente é necessário cadastrar a comissão do Promotor Externo, Promotor Interno e Funcionário se a sua empresa tem o hábito de dividir a comissão entre estes profissionais.

cadastro_agenciador_6Campo Tipo de Recibo: Informe se, ao pagar a comissão para o agenciador, o mesmo irá emitir uma Nota Fiscal ou um Recibo. esta informação é utilizada na tela de Emissão de Recibo. Se você selecionar que o Agenciador irá emitir um Recibo, a tela de emissão de Recibo irá imprimir um recibo automaticamente na hora de pagar a comissão. Se você informar que o  Agenciador emite nota fiscal, o recibo não será emitido na hora de pagar a comissão  e o que será impresso serão as informações necessárias para que este Agenciador emita uma Nota Fiscal.

cadastro_agenciador_7

A tela acima é a tela de Recibo de Comissão e é nesta tela que o campo Tipo de Recibo terá efeito.

cadastro_agenciador_8

Campo Tipo de Recebimento: Neste campo é informado se o Agenciador irá receber as comissões com um Depósito em Conta, em Cheque ou em Dinheiro. A opção informada neste campo tem efeito na emissão do recibo, isto porque se você informar que o Agenciador irá receber em Conta Corrente, na hora de emitir o Recibo de Comissão o sistema já irá imprimir os dados bancários do agenciador para depósito. Já se for em cheque ou dinheiro os dados bancários não são impressos.

cadastro_agenciador_9 Campo Grupo de Comissões: Este campo define a qual Grupo de Comissão o Agenciador pertence e tem impacto nas comissões que ele irá receber. Você pode a qualquer momento alterar o Grupo de Comissão do Agenciador como por exemplo quando este agenciador aumentou a produção e você quer colocá-lo num grupo onde as comissões à pagar são maiores. Numa eventual troca de Grupo de Comissão todas as propostas deste agenciador que já tiveram a comissão calculada não terão nenhuma alteração na comissão à pagar do agenciador. Já as propostas do agenciador que já estavam digitadas mas ainda não tiveram a comissão calculadas, no momento que forem calculadas o sistema irá considerar as comissões do novo grupo de comissão do agenciador.

cadastro_agenciador_10

Nos campos principais do agenciador como nome, CPF e data de nascimento é importante que seja feito o cadastro de forma correta, pois o nome do Agenciador será utilizada nas caxias de seleção de várias telas e relatórios, bem como nos recibos de comissão.

Se você selecionar o campo INATIVO o agenciador não poderá ser selecionado nas outras telas, como no lançamento de propostas por exemplo, ou nos relatórios.

O campo código é para seu uso em caso de controle interno. O sistema não utilizar este código para nenhum processo.

cadastro_agenciador_11

Dados do endereço são utilizados na emissão do recibo e em alguns relatórios do sistema.

cadastro_agenciador_12

Os dados bancários são utilizados na emissão do recibo de comissão.

cadastro_agenciador_13Os dados dos telefones e o email cadastrado nestes campos são utilizados como contato primário do Agenciador. Porém o sistema também utiliza os dados dos contatos do agenciador. Se um Agenciador é uma pessoa física os dados primários serão suficientes, agora se o Agenciador é uma empresa, então provavelmente você terá que cadastrar os dados de contato de vários funcionários desta empresa. Os dados de contato das pessoas são cadastrados logo abaixo na Guia Contatos, conforme imagem abaixo:

 

cadastro_agenciador_14

A guia de Contatos somente será liberada para digitação após você salvar os dados principais do Agenciador. Quando você estiver inserindo um Agenciador e ainda não salvou os dados, a guia de Contatos ficará desabilitada.

O sistema utiliza o email cadastrado para o agenciador tanto nos dados de contato pessoal quando no email principal, para enviar alertas de status das propostas, recibos de comissão, relatórios de telemarketing entre outras opções.

cadastro_agenciador_15 Campo Região: Neste campo você informa a região geográfica do Agenciador. As região precisam ser previamente cadastradas para aparecerem neste campo. Você pode cadastrar a região que quiser, conforme sua necessidade de gerenciamento dos agenciadores já que este campo é utilizado para a emissão de alguns relatórios de produção por região.

cadastro_agenciador_16

Campo O Agenciador entre no sistema com este usuário: No Credinfo GSF existe uma tela que chama-se AGENCIADOR- PAINEL GERAL. Nesta tela o agenciador pode entrar e visualizar apenas as propostas dele, gerar alguns relatórios e conferir dados de clientes. Alguns correspondentes que utilizam o Credinfo GSF e disponibilizam o acesso ao sistema via Terminal Server ou outro tipo de acesso remoto, costuma dar acesso ao agenciador nesta tela. Mas para que o sistema saiba como disponibilizar apenas as propostas daquele agenciador precisamos vincular um usuário do sistema ao agenciador e é neste campo que fazemos esta vinculação. Ao vincular um usuário ao agenciador você está dizendo ao sistema que o Agenciador da tela, quando se logar no sistema, o fará utilizando o usuário que você informou neste campo.

Abaixo está a tela AGENCIADOR – PAINEL GERAL

cadastro_agenciador_17

O Credinfo GSF facilita a emissão de adiantamentos ou recibos para os profissionais que recebem algum tipo de auxílio financeiro mensal, como um valor fixo mensal, ou ajuda de transporte e alimentação. Se sua empresa atua desta forma, utilize os campos abaixo para configurar quais são os valores que são passados para o agenciador a título de ajuda de custos.

cadastro_agenciador_18Os campos Valor Fixo Mensal, Valor Unitário do Vale Transporte e Valor do Ticket de Almoço são utilizados na tela de geração de recibo de adiantamento.

Se você gerar um recibo de adiantamento de 10 dias por exemplo, o sistema irá calcular o transporte e alimentação necessários para 10 dias e irá somar ao Valor Fixo Mensal no recibo. Este recibo pode ser impresso no início do mês e no final do mês abater este adiantamento do recibo de comissões. Lembrando que o sistema permite descontar qualquer adiantamento feito para o agenciador na hora que você for emitir o recibo de comissão.

A tela onde os campos acima tem efeito é a tela que Gera Adiantamentos. Abaixo está um exemplo.

cadastro_agenciador_19

Ao selecionarmos o agenciador e informar o prazo de 01/09/2016 a 28/09/2016 o sistema irá pegar os valores de transporte e alimentação e calcular o total para fazer o adiantamento. E você poderá então gerar o recibo, conforme imagem abaixo:

cadastro_agenciador_20

Considerando que você digitou todas as informações do Agenciador, agora é preciso clicar em Salvar.

cadastro_agenciador_21

Feito isso os dados do Agenciador estão salvos no banco de dados.

Guia Comissões

Clique na guia Comissões para visualizar as faixas de comissão do Agenciador.

cadastro_agenciador_22

Na parte superior da tela irão aparecer as faixas de comissão que são do Grupo de Comissões que você associou o Agenciador. Estas faixas não podem ser modificadas nesta tela pois somente na tela de Grupo de Comissões ou no Assistente de Comissão á Receber e à Pagar é que elas podem ser alteradas.

Porém você pode definir uma comissão diferenciada em um ou mais faixas de comissão para o Agenciador. Digamos que você associou o Agenciador a um grupo de comissão chamado “Agenciadores Diamante” mas num determinado convênio e somente para propostas de 48x você queira pagar uma comissão diferente para ele, seja maior ou menor que a comissão definida no grupo para os outros agenciadores do mesmo grupo. O sistema Credinfo GSF permite esta configuração e evita desta forma que você tenha que criar um grupo de comissão para um único agenciador.

Assim você cadastra apenas as faixas de comissão diferenciadas para este agenciador e todas as demais faixas do Grupo de Comissão continuarão valendo, exceto aquelas faixas que foram substituídas pela comissão diferenciada.

Para cadastrar uma Comissão Diferenciada primeiro você precisa selecionar qual a faixa de comissão do Grupo de comissão que irá substituir pela comissão diferenciada.

cadastro_agenciador_23

Depois digite o novo percentual da comissão. Note que no campo da faixa, para facilitar, é informado o % que está cadastrado no Grupo de Comissão.

cadastro_agenciador_24

Clique em Incluir. A faixa de comissão diferenciada será adicionada na grade e já ficará vinculada ao agenciador.

cadastro_agenciador_25

Agora cada vez que este agenciador tiver uma proposta lançada do convênio EXÉRCITO – BMG – NOVO, ao invés dele receber 2% de comissão conforme está cadastrado no Grupo de Comissão, ele receberá 3% porque a prioridade do cálculo de comissão são as comissões diferenciadas. O sistema verifica que ele possui uma comissão diferenciada, então ignora a comissão do grupo de comissão e considera apenas a comissão diferenciada.

Para excluir a comissão diferenciada é muito simples. Clique na faixa de comissão diferenciada na grade de comissões diferenciadas e então clique no botão EXCLUIR

cadastro_agenciador_26

 

Guia Emails Enviados

Nesta guia estarão todos os emails que o sistema enviou automaticamente ou que você enviou para o agenciador de forma manual mas através do sistema. Entre os emails que aparecem aqui estão os emais de status de proposta, relação de listas para telemarketing, recibos de comissão entre outros.

cadastro_agenciador_27

Guia Propostas Encaminhadas

Nesta guia será possível visualizar todas as propostas digitadas para o agenciador.

cadastro_agenciador_28

 

Veja também:

  • Como cadastrar os contatos para o Agenciador
  • Como emitir um Recibo de Comissão
  • Relatório cadastral de Agenciadores
  • Relatórios de Produção por Agenciador

Os comentários estão desativados.