O Agenciador é o profissional, ou outra empresa, que vende para sua empresa. Dependendo da região do país este profissional tem outros nomes, como por exemplo, “Pastinha”, “Corretor de Empréstimos”, “Promotor” entre outros nomes. Adotamos o termo “Agenciador” por ser o mais utilizado entre os correspondentes que utilizam o Credinfo GSF.
O sistema exige que tenha ao menos um agenciador cadastrado, então se você não trabalha com agenciadores cadastre um agenciador com o nome da sua empresa. Isso é necessário porque o lançamento de uma proposta exige que seja informado um agenciador, mesmo que você não vá pagar comissão ou que este agenciador seja a sua própria empresa.
Para acessar o cadastro de Agenciadores clique no menu em CADASTROS – AGENCIADORES
Você também pode utilizar o atalho na Barra de Tarefas. Veja na imagem abaixo:
Ao acessar a tela de Cadastro de Agenciadores, clique no botão para incluir um Agenciador e comece a digitar os dados nos campos.
Assim como o Cadastro de Convênios e o cadastro das comissões à receber e à pagar, o Cadastro de Agenciadores é muito importante caso você trabalhe com agenciadores e precisa pagar as comissões deles.
É neste cadastro que você informará a qual Grupo de Comissão ele pertence, se possui comissões diferenciadas, se emite nota fiscal ou recibo, entre outras informações que afetarão não só o cálculo das comissões mas também a emissão dos recibos.
Campo Pessoa Física ou Jurídica: Se o profissional que vende para sua empresa não possui empresa registrada ou a parceria que você fez com ele não exige que seja uma relação de empresa para empresa, então selecione a opção “Pessoa Física”. Caso seja uma empresa, como por exemplo outro correspondente bancário que seja seu parceiro, então selecione “Pessoa Jurídica”. Esta opção irá influenciar em alguns textos impressos nos relatórios e no Recibo de Comissão.
Campo Classificação – Tipo de Vendedor: Este campo serve para definir se o cadastro que você está fazendo refere-se a um Agenciador, Promotor Externo, Promotor Interno ou Funcionário. A classificação é utilizada na hora do lançamento das propostas, caso você divida a comissão entre um agenciador e um funcionário por exemplo. Alguns correspondentes bancários pagam comissão para o Agenciador que trouxe a proposta, ou seja, para o profissional que fez a venda ou a maior parte do trabalho da venda, mas também pagam a comissão para o promotor externo que indicou este agenciador, ou até mesmo para o funcionário que recebeu a proposta no balcão.
Na hora de lançar a proposta é possível informar toda esta escala de profissionais que irá influenciar no comissionamento.
A tela acima mostra o local onde você pode selecionar mais de um profissional para receber a comissão. O único campo exigido neste contexto é do Agenciador. Os demais ( Promotor Externo, Interno e Funcionário ) são opcionais.
Veja mais detalhes no artigo “Como lançar as propostas de empréstimos”
No cadastro de Grupo de Comissão é onde você configura as comissões à pagar do Agenciador, do Promotor Externo e Interno e do Funcionário. Mas é importante salientar que somente é necessário cadastrar a comissão do Promotor Externo, Promotor Interno e Funcionário se a sua empresa tem o hábito de dividir a comissão entre estes profissionais.
Campo Tipo de Recibo: Informe se, ao pagar a comissão para o agenciador, o mesmo irá emitir uma Nota Fiscal ou um Recibo. esta informação é utilizada na tela de Emissão de Recibo. Se você selecionar que o Agenciador irá emitir um Recibo, a tela de emissão de Recibo irá imprimir um recibo automaticamente na hora de pagar a comissão. Se você informar que o Agenciador emite nota fiscal, o recibo não será emitido na hora de pagar a comissão e o que será impresso serão as informações necessárias para que este Agenciador emita uma Nota Fiscal.
A tela acima é a tela de Recibo de Comissão e é nesta tela que o campo Tipo de Recibo terá efeito.
Campo Tipo de Recebimento: Neste campo é informado se o Agenciador irá receber as comissões com um Depósito em Conta, em Cheque ou em Dinheiro. A opção informada neste campo tem efeito na emissão do recibo, isto porque se você informar que o Agenciador irá receber em Conta Corrente, na hora de emitir o Recibo de Comissão o sistema já irá imprimir os dados bancários do agenciador para depósito. Já se for em cheque ou dinheiro os dados bancários não são impressos.
Campo Grupo de Comissões: Este campo define a qual Grupo de Comissão o Agenciador pertence e tem impacto nas comissões que ele irá receber. Você pode a qualquer momento alterar o Grupo de Comissão do Agenciador como por exemplo quando este agenciador aumentou a produção e você quer colocá-lo num grupo onde as comissões à pagar são maiores. Numa eventual troca de Grupo de Comissão todas as propostas deste agenciador que já tiveram a comissão calculada não terão nenhuma alteração na comissão à pagar do agenciador. Já as propostas do agenciador que já estavam digitadas mas ainda não tiveram a comissão calculadas, no momento que forem calculadas o sistema irá considerar as comissões do novo grupo de comissão do agenciador.
Nos campos principais do agenciador como nome, CPF e data de nascimento é importante que seja feito o cadastro de forma correta, pois o nome do Agenciador será utilizada nas caxias de seleção de várias telas e relatórios, bem como nos recibos de comissão.
Se você selecionar o campo INATIVO o agenciador não poderá ser selecionado nas outras telas, como no lançamento de propostas por exemplo, ou nos relatórios.
O campo código é para seu uso em caso de controle interno. O sistema não utilizar este código para nenhum processo.
Dados do endereço são utilizados na emissão do recibo e em alguns relatórios do sistema.
Os dados bancários são utilizados na emissão do recibo de comissão.
Os dados dos telefones e o email cadastrado nestes campos são utilizados como contato primário do Agenciador. Porém o sistema também utiliza os dados dos contatos do agenciador. Se um Agenciador é uma pessoa física os dados primários serão suficientes, agora se o Agenciador é uma empresa, então provavelmente você terá que cadastrar os dados de contato de vários funcionários desta empresa. Os dados de contato das pessoas são cadastrados logo abaixo na Guia Contatos, conforme imagem abaixo:
A guia de Contatos somente será liberada para digitação após você salvar os dados principais do Agenciador. Quando você estiver inserindo um Agenciador e ainda não salvou os dados, a guia de Contatos ficará desabilitada.
O sistema utiliza o email cadastrado para o agenciador tanto nos dados de contato pessoal quando no email principal, para enviar alertas de status das propostas, recibos de comissão, relatórios de telemarketing entre outras opções.
Campo Região: Neste campo você informa a região geográfica do Agenciador. As região precisam ser previamente cadastradas para aparecerem neste campo. Você pode cadastrar a região que quiser, conforme sua necessidade de gerenciamento dos agenciadores já que este campo é utilizado para a emissão de alguns relatórios de produção por região.
Campo O Agenciador entre no sistema com este usuário: No Credinfo GSF existe uma tela que chama-se AGENCIADOR- PAINEL GERAL. Nesta tela o agenciador pode entrar e visualizar apenas as propostas dele, gerar alguns relatórios e conferir dados de clientes. Alguns correspondentes que utilizam o Credinfo GSF e disponibilizam o acesso ao sistema via Terminal Server ou outro tipo de acesso remoto, costuma dar acesso ao agenciador nesta tela. Mas para que o sistema saiba como disponibilizar apenas as propostas daquele agenciador precisamos vincular um usuário do sistema ao agenciador e é neste campo que fazemos esta vinculação. Ao vincular um usuário ao agenciador você está dizendo ao sistema que o Agenciador da tela, quando se logar no sistema, o fará utilizando o usuário que você informou neste campo.
Abaixo está a tela AGENCIADOR – PAINEL GERAL
O Credinfo GSF facilita a emissão de adiantamentos ou recibos para os profissionais que recebem algum tipo de auxílio financeiro mensal, como um valor fixo mensal, ou ajuda de transporte e alimentação. Se sua empresa atua desta forma, utilize os campos abaixo para configurar quais são os valores que são passados para o agenciador a título de ajuda de custos.
Os campos Valor Fixo Mensal, Valor Unitário do Vale Transporte e Valor do Ticket de Almoço são utilizados na tela de geração de recibo de adiantamento.
Se você gerar um recibo de adiantamento de 10 dias por exemplo, o sistema irá calcular o transporte e alimentação necessários para 10 dias e irá somar ao Valor Fixo Mensal no recibo. Este recibo pode ser impresso no início do mês e no final do mês abater este adiantamento do recibo de comissões. Lembrando que o sistema permite descontar qualquer adiantamento feito para o agenciador na hora que você for emitir o recibo de comissão.
A tela onde os campos acima tem efeito é a tela que Gera Adiantamentos. Abaixo está um exemplo.
Ao selecionarmos o agenciador e informar o prazo de 01/09/2016 a 28/09/2016 o sistema irá pegar os valores de transporte e alimentação e calcular o total para fazer o adiantamento. E você poderá então gerar o recibo, conforme imagem abaixo:
Considerando que você digitou todas as informações do Agenciador, agora é preciso clicar em Salvar.
Feito isso os dados do Agenciador estão salvos no banco de dados.
Guia Comissões
Clique na guia Comissões para visualizar as faixas de comissão do Agenciador.
Na parte superior da tela irão aparecer as faixas de comissão que são do Grupo de Comissões que você associou o Agenciador. Estas faixas não podem ser modificadas nesta tela pois somente na tela de Grupo de Comissões ou no Assistente de Comissão á Receber e à Pagar é que elas podem ser alteradas.
Porém você pode definir uma comissão diferenciada em um ou mais faixas de comissão para o Agenciador. Digamos que você associou o Agenciador a um grupo de comissão chamado “Agenciadores Diamante” mas num determinado convênio e somente para propostas de 48x você queira pagar uma comissão diferente para ele, seja maior ou menor que a comissão definida no grupo para os outros agenciadores do mesmo grupo. O sistema Credinfo GSF permite esta configuração e evita desta forma que você tenha que criar um grupo de comissão para um único agenciador.
Assim você cadastra apenas as faixas de comissão diferenciadas para este agenciador e todas as demais faixas do Grupo de Comissão continuarão valendo, exceto aquelas faixas que foram substituídas pela comissão diferenciada.
Para cadastrar uma Comissão Diferenciada primeiro você precisa selecionar qual a faixa de comissão do Grupo de comissão que irá substituir pela comissão diferenciada.
Depois digite o novo percentual da comissão. Note que no campo da faixa, para facilitar, é informado o % que está cadastrado no Grupo de Comissão.
Clique em Incluir. A faixa de comissão diferenciada será adicionada na grade e já ficará vinculada ao agenciador.
Agora cada vez que este agenciador tiver uma proposta lançada do convênio EXÉRCITO – BMG – NOVO, ao invés dele receber 2% de comissão conforme está cadastrado no Grupo de Comissão, ele receberá 3% porque a prioridade do cálculo de comissão são as comissões diferenciadas. O sistema verifica que ele possui uma comissão diferenciada, então ignora a comissão do grupo de comissão e considera apenas a comissão diferenciada.
Para excluir a comissão diferenciada é muito simples. Clique na faixa de comissão diferenciada na grade de comissões diferenciadas e então clique no botão EXCLUIR
Guia Emails Enviados
Nesta guia estarão todos os emails que o sistema enviou automaticamente ou que você enviou para o agenciador de forma manual mas através do sistema. Entre os emails que aparecem aqui estão os emais de status de proposta, relação de listas para telemarketing, recibos de comissão entre outros.
Guia Propostas Encaminhadas
Nesta guia será possível visualizar todas as propostas digitadas para o agenciador.
Veja também:
ATENÇÃO
Este site NÃO tem NENHUMA relação com o serviço de consulta cadastral chamado CREDINFO POSTAL.
Enquanto este site, o www.credinfo.com.br, refere-se a um software de gestão para Correspondentes, o serviço CREDINFO POSTAL parece ser um serviço interno de consultas dos bancos, onde deve funcionar como um serviço de consulta cadastral, tipo o Serasa. Também ouvimos relatos que tal serviço chamado de CREDINFO POSTAL é consultado nas agências dos Correios.
Portanto se seu CPF foi negativo pelo CREDINFO POSTAL, procure o banco ou uma agência dos Correios e se informe sobre a origem desta negativação. Nós não temos condições de ajuda-lo, já que desconhecemos a origem deste serviço.
Então o site www.credinfo.com.br nunca foi um sistema de consulta cadastral e nem será. É apenas um site que oferece um software para download para correspondentes calcularem suas comissões de propostas.
É apenas uma coincidência dos nomes, enquanto este site chama-se Credinfo.com.br, o serviço de consulta cadastral, onde provavelmente negativou seu CPF, chama-se CREDINFO POSTAL.